Pra começar na sexta, quando Dudu chegou, fiz pra ele o prato mais rápido e parecido com comida brasileira que eu sei fazer: chilli con carne. Naturalmente que adaptei o original texano pro meu paladar brasileirinho, e ele amou! Logo logo vou postar a receita aqui!
Sexta à noite fomos jantar na casa da Hilda, peruana do meu programa, pra comemorar o aniversário dela. Lá, comemos comida peruana e indiana na mesa noite, porque era um dia muito importante pros indianos, o Dia das Luzes, que é o Natal deles. A Hilda fez dois pratos. Um foi um cozido de frango com batatas, mas as batatas são especiais (só que eu não lembro mais o motivo!). O segundo prato era também de batatas: cozinhas, elas são comidas com esse molhinho amarelo lá no fundo da foto, que é feito com leite e com um tipo de chilli que tem no Peru. O Giri, indiano do meu programa, fez esse arroz que está à direita, com cenoura e um monte de temperinhos deliciosos! Nem precisa dizer que a comida tava super picante e que tivemos que recorrer a um copo de leite num momento de empolgação da Roberta, que resolveu comer um chilli inteiro sozinha e teve acesso de soluço! haha! Mas vou dizer pra vocês que leite funciona instantaneamente: é só tomar um golinho que passa o efeito da pimenta na hora! Boa dica!
Aí no sábado eu, Dudu, Nora e Amer fomos pro Continental Market que teve aqui e eu pude matar a saudade de algumas comidinhas francesas que eu tanto amo! Aqui na Europa tem Continental Markets até; são uns mercados itinerantes que têm produtos e comidas de vários países, tanto ingredientes, quanto pratos preparados na hora, que geralmente são um delícia. Lá tinha barracas da França (muitas!), da Bélgica, da Alemanha, da Holanda, da Itália... escolhi comer uma baguette, um crepe e eu e Dudu ainda finalizamos com amendoins e avelãs caramelizdas.
Pra completar o fim de semana internacional gastronômico, no domingo fizemos um grande almoço na casa da Nora! Resolvemos fazer comida árabe, eu fazendo a nossa árabe-libanesa-brasileira e ela, a árabe original da Arábia Saudita. Eu fiz kibe (apesar de que não deu lá assim tão certo) e ela fez jirish, um prato feito de um tipo de trigo com iogurte... muito bom mesmo! Uma delícia! Além disso teve também uma salada árabe maravilhosa, arroz e uma massa que a Sara queria porque queria fazer, haha! No final das contas teve mil coisas, sobrou horrores e todo mundo comeu até falar chega! Amei!
A receita que eu escolhi colocar aqui foi a da salada da Nora. Além de ser facílima, é deliciosa e bem internacional, porque também tem dessa salada na Grécia! Aí vai a receita:
Salada Árabe
Ingredientes
- Iogurte natural (sem açúcar)
- Pepino
- Alho desidratado (ou ralado, se você gosta muito de alho e não liga de ficar com cheiro de alho por um semana!)
- Hortelã
- Sal
Hands on
Pique o pepino em cubinhos. Acrescente o iogurte, o alho, o sal e a hortelã picadinha. E pronto! Essa salada pode ser também um patê. Eu gosto de comê-la acompanhada de uma salada de folhas ou num pão sírio bem gostoso!
=9
2 comments:
Nossa, Iza! Amei a receita do pepino com hortelã e vou testá-la na sexta-feira, em lanchinho familiar. Depois te conto! Zizinha
Crida! Não sabia da existência desse blog seu não! Que ótima idéia! E o design dele é igual ao meu! hehhe
Beijos
Post a Comment